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- Devo impor limite de alterações?
O tatuador que se apresenta como artista autoral, se propõe a criar artes originais e exclusivas para seus clientes. Cada projeto é uma nova criação e exige um processo de condução do atendimento para que se evite certos problemas. Com o tempo você vai conhecendo as principais armadilhas, ficando mais atendo e fluente nessa condução. Mas entender a ideia, o conceito do cliente e combinar que elementos vão estar representados na arte é só o primeiro passo. É preciso alinhar uma série de expectativas de ambos os lados para reduzir a chance de surpresas indesejadas, como por exemplo o cliente não gostar nem um pouco da arte que você apresentar pra ele. O cliente precisa estar ciente e de acordo com a abordagem estética que você pretende seguir. A melhor forma pra isso é apresentar referências que sigam uma linguagem parecida. Pode ser de outros trabalhos seus no mesmo estilo ou trabalhos de outros tatuadores que tenham uma abordagem próxima à que você pretende fazer. Dar a devida atenção à essa parte preliminar do processo já é meio caminho andado pra evitar surpresas e muitos pedidos de alteração. Outra coisa que ajuda muito é criar vários "checkpoints" de aprovação. Ou seja, não deixar pra apresentar apenas a arte finalizada. Você pode por exemplo apresentar o esboço de lápis pro cliente aprovar a composição dos elementos no espaço, o traço dos personagens ou objetos etc. Se ele pedir pra alterar por exemplo algum detalhe de composição vai ser muito menos traumático de fazer, do que se a arte já estivesse pronta. Depois você pode também apresentar o concept art com um estudo rápido do uso das sombras e do uso das cores. O cliente aqui ja vai ter uma ideia melhor de como a arte final vai ficar e pode ser que não goste do uso de alguma cor por exemplo. Pelo menos você ainda não terá gastado tempo e energia fazendo um acabamento perfeito. Isso faz também com que ele ja saiba o que esperar da versão final, que não fique às cegas, não seja uma surpresa. Agora, é preciso ter em mente duas coisas: 1. Alteração faz parte. E dependendo do perfil - e da índole - do cliente, isso pode ser uma dor de cabeça. Alguns clientes dão mais valor ao estilo autoral e ao conhecimento técnico do artista, outros são mais controladores e acham que sabem mais do que você como vai ficar bom. Mas em geral, na grande maioria das vezes, quando você faz um bom trabalho de condução, tem poucas surpresar. Quando rola um pedido de alteração, é um detalhe pequeno. Uma escolha de cor, por questão de gosto pessoal, um acabamento etc. 2. O cliente precisa estar confortável. Se você restringe o número de alterações, o primeiro efeito que isso gera é uma insegurança: "se eu não gostar e já tiver esgotado o limite de alterações eu vou ter que tatuar como tá?" E você não quer isso porque pode ser uma barreira enorme na hora de fechar com você. Ou pior: pode gerar uma desistência DEPOIS que você já teve o trabalho de fazer a arte, ao se frustrar caso tenha "esgotado" o número de alterações e ainda não esteja curtindo. Eu faço o contrário: Eu deixo o cliente tranquilo com a ideia de que ele só vai tatuar quando chegarmos numa arte que ele esteja 100% confortável em tatuar. Digo que vou apresentar a arte com antecedência para ele aprovar e que se não curtir algum detalhe, podemos alterar até ficar no gosto dele. Na grande maioria das vezes, é aprovado de primeira por causa da condução que eu expliquei lá no inicio. Porque se ele não curtiu algo eu ja identifiquei no rascunho ou no concept e ja solucionei. Algumas vezes, preciso mudar um detalhe ou outro que ele não havia conseguido visualizar na aprovação do concept, ou que não curtiu na arte final. Raramente acontece do cliente não gostar da arte como um todo. Quando acontece geralmente foi minha culpa, por ter dado pouca atenção no atendimento inicial. Quando acontece, eu me proponho a criar uma arte nova do zero com uma nova abordagem. Converso bem pra entender qual foi o ruido na comunicação e na expectativa e garantir que não aconteça de novo. Aqui é importante também reforçar o que você NÃO está disposto a fazer ou o que NÃO tem a ver com o seu trabalho. E ai, o normal é que não passe da segunda tentativa. Porque na primeira você já ligou o "alerta" na cabeça e teve uma boa conversa, cheia de referências trocadas, afim de fazer a segunda totalmente seguro que vai estar de acordo com o que o seu cliente espera, e do que ele também saiba o que esperar de você. Até hoje eu consigo contar nas mãos os poucos casos em que eu precisei refazer a arte o zero mais de 1x. Agora, se você tiver todos esses cuidados e mesmo assim entrar naquele looping de pedir infintas alteraçõezinhas ou mesmo de pedir pra refazer varias vezes e não ficar satisfeito, normalmente é sinal de problema. Nesses casos você deve ponderar se vale a pena fazer mesmo o trabalho. Lembre-se de que você não é obrigado a se sujeitar a tudo que o cliente pede e tem total liberdade pra falar numa boa com ele: "Talvez eu não seja o artista certo pra fazer o tipo de arte que você quer, espero que não se chateie". Já aconteceu algumas vezes de eu propor, de forma educada, que a gente desista do projeto porque não está rolando. Quando é assim, claro que eu devolvo o sinal e peço desculpas por não ser capaz de atender ele. A verdade é que isso serve de filtro. Tem dores de cabeça que não valem a pena.
- Um método para ter ideias criativas
Imagine a seguinte situação: você, tatuador(a) resolve desenhar uma série de flashes para um Flash Day . Na hora de desenhar, você senta na cadeira e olha para o papel em branco. Faz alguns rabiscos, mas nada te agrada. Familiar? Se você trabalha com criação em qualquer área: ilustração, tatuagem, publicidade, design, moda, música... Certamente já passou por aquele momento em que sua cabeça parece uma tela em branco. Nessa hora um brainstorming pode ajudar. Brainstorming , ou tempestade de ideias, é uma reunião em grupo para debate sobre soluções a um problema. Trata-se de uma busca por abordagens inovadoras. Por essa definição, você pode ver claramente que o brainstorming tem um foco bem objetivo: “pensar fora da caixa”. A técnica foi proposta pelo norte-americano Alex Faickney Osborn na década de 40, a partir do entendimento de que soluções coletivas trariam resultados melhores e mais criativos devido ao cruzamento diferentes mentalidades, visões de mundo e bagagens individuais de cada participante. Você pode fazer sozinho, mas o potencial em grupo é maior porque você cruza perspectivas de diferentes pessoas e, por isso, soluções que talvez não fossem pensadas por uma só pessoa aparecem. No exemplo que citei lá no início: se você vai participar de um Flash Day em conjunto com outros tatuadores no seu estúdio, pode juntar todo mundo pra fazer um brainstorm de ideias inusitadas, temas interessantes para as folhas de desenho, garantindo assim uma apresentação bem mais rebuscada par ao público. Regras importantes De acordo com o modelo de Osborn, o brainstorming deve ter as seguintes características: 1. Sem críticas É essencial que a reunião de brainstorming tenha um ambiente favorável à livre exposição das ideias. Após cada ideia sugerida, o procedimento ideal é anotá-la e partir para a próxima. Sem julgamentos, críticas ou levantamento de barreiras à aplicação prática do que foi sugerido. 2. Buscar volume de ideias Quantidade é mais importante do que qualidade em uma reunião de brainstorming. Isso porque não é o momento de julgar as ideias, apenas de garantir um alto volume delas. 3. Combinar ideias similares Para chegar a uma grande quantidade de ideias, não adianta sugerir pequenas variações de uma ideia central. Quando isso acontece, é necessário agrupar por similaridade e continuar buscando novas (e diferentes) ideias. Como fazer? A dinâmica da reunião de brainstorming pode ser resumida da seguinte forma: Explicação do problema ou objetivo; Anotação das ideias por parte de cada participante; Apresentação das ideias para o grupo; Agrupamento das ideias; Encerramento. Na prática, existem muitas variações para a reunião de brainstorming. É bastante comum as equipes partirem para a exposição, em voz alta e sem filtro, de “toda ideia que passar pela cabeça” enquanto alguém vai anotando tudo rapidamente. Após uma sessão de brainstorming você deverá sair com uma lista enorme de ideias anotadas, muirtas vezes de forma caótica e desorganizada já que a ideia inicial é "botar tudo pra fora sem filtro". A organização posterior dessas informações facilita a visualização do todo e permite o cruzamento de ideias improváveis e assim, o surgimento de soluções inesperadas e criativas. É esse conceito que torna um mapa mental numa ferramenta poderosa. O que é um mapa mental Essa é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas. Resumindo: é uma ficha de estudos que te dará uma visão geral do tema, te ajudará a fixar os pontos mais importantes e permitirá que você faça todas as associações possíveis sobre o acontecido. Essa técnica é muito indicada para pessoas que têm facilidade de aprender de forma visual. Logo, você pode perceber como esse recurso se torna um recurso ainda mais poderoso para nós artistas, que já lidamos com imagem (desenho) no dia a dia, Organizando as ideias em um mapa mental Você não precisa seguir uma regra rígida para criar mapa mental , mas existem algumas orientações que podem te guiar nesse processo. 1. Preparativos iniciais Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal. Se preferir, você pode usar um aplicativo próprio para criação de mapas mentais, existem diversos! Coloque o tema do seu resumo no centro desta folha. Pegue a lista de ideias geradas a partir do brainstorm para referência. Busque fazer conexões entre os conceitos anotados, partindo desse elemento central. Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo. Você pode agrupar ideias similares espacialmente e puxar setas para representar cada nova associação; 2. Adicione ramificações ao conceito principal Depois de identificar os principais assuntos em seu tópico central, adicione mais ramificações até arranjar uma forma de agrupar todas as ideias e conceitos listados inicialmente. Você pode organizar as informações com os grupos mais importantes posicionadas mais perto da forma do conceito principal, e os detalhes mais específicos posicionados mais distantes. 3. Mantenha organizado Mantenha a organização dentro do seu mapa mental usando cores diferentes para cada nível ou assunto. Esses elementos visuais são exatamente o que ajudam nossos cérebros a entender e memorizar melhor os conceitos, quando comparados a textos. A ideia aqui é facilitar a visão do "todo" e para enxergar novas formas de agrupar ideias e conceitos que antes poderiam passar batido. 3. Explore extensivamente o tema Vamos supor que você quer criar uma série de flashes em Neo Tradicional com referência do Art Nouveau. Você poderia destacar então: conceitos relacionados ao tema, recursos estéticos mais utilizados, tipos de técnicas utilizadas, tipos de ornamentos, tipos de folhas, tipos de flores, principais artistas etc. Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro. Dica: você também pode fazer pequenos desenhos na folha ou (se estiver utilizando um aplicativo) adicionar e agrupar imagens de referência, em vez de trabalhar só com texto. Ao final, você terá uma visão muito mais completa daquele "caldo de ideias" inicial e, com sorte, surgirão novas conexões e ideias inusitadas. BRAINSTORM: UM MÉTODO PARA TER IDEIAS https://youtu.be/cxHnllrVJQs ORGANIZANDO AS IDEIAS COM MAPAS MENTAIS https://youtu.be/SKWhbGIcKdQ Esse post foi útil? Deixe um comentário e compartilhe nas suas redes!
- Como o Art Nouveau influenciou o estilo Neo Tradicional de Tattoo
Em meados de 2008 nasce na Europa o Neo Traditional. Estilo que mistura temas da tatuagem tradicional ocidental ( Old School ) com técnicas de pintura New School. www.instagram.com/tishtattoo Esta vertente trabalha com temas típicos do Old , especialmente focando em figura humana, animais e plantas. Porém, conta com as técnicas de pintura New , que incluem cores ilimitadas, sombreados leves, traços coloridos, volume, profundidade – o que garante um acabamento mais rebuscado que o estilo Old School . Mas eu vejo muito sendo dito sobre essas características técnicas do Neo Trad e pouco sobre como esses artistas que começaram o movimento lá em 2008 se inspiraram na estética do Art Nouveau para criar suas obras. A seguir vou apresentar o básico do Art Nouveau, mas o meu verdadeiro objetivo com isso é fazer uma análise mais detalhada sobre as similaridades temáticas e estéticas entre os dois estilos no final do texto. O movimento Art Nouveau Combinando influências que derivam da Arte Japonesa , do Barroco , do Rococó e até mesmo do Gótico , o estilo A rt Nouveau abrangeu uma ampla gama de artes para se expressar, da criação de objetos decorativos e de móveis, anúncios, tecidos, joias, à literatura, design e arquitetura. Alfons Mucha Art Nouveau é o nome de um movimento artístico iniciado na Europa durante o século XIX. Seu ápice durou até meados da década de 20. O Art Nouveau ou Arte Nova foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX na Bélgica, fora do contexto em que normalmente surgem as vanguardas artísticas. Vigorou entre 1880 e 1920, aproximadamente. Existia na sociedade em geral o desejo de buscar um estilo que refletisse e acompanhasse as inovações da sociedade industrial. A segunda metade do século XIX marcou uma mudança estética nas artes, a inspiração na antiguidade vigorava desde o século XV, e as fórmulas baseadas no Renascimento começam a dissipar-se dando lugar a Arte Nova. Alfons Mucha, foi símbolo da Art Noveau em Praga, Republica Checa. O pintor Gustav Klimt interpretou de maneira própria a Art Nouveau em seus quadros. O Art Nouveau foi inspirado principalmente por formas e estruturas naturais e era facilmente reconhecível pelas linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”. O movimento, chamado em português de Arte Nova, diversificou-se muito e abrangeu diferentes áreas de expressão artística, tais como: artes plásticas, arquitetura e design. Casal Tassel, projetada por Victor Horta. Maurice Bouval A sociedade aceitou novos objetos, móveis, anúncios, tecidos, roupas, joias e acessórios criados a partir de outras fontes: curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, além dos motivos florais. Também teve bastante expressão nas artes decorativas, como no design de mobiliário e na produção de vitrais. Jóias Art Nouveau Telm Fernández i Janot Influencia da arte japonesa A influência da arte japonesa se deu primeiro no impressionismo como um reflexo do fim do isolamento cultural a partir da Revolução Meiji em 1854, A frescura, vitalidade e qualidade abstratas das pinturas Ukiyo-e cativaram os impressionistas americanos aquando da exibição das pinturas japonesas em Paris, Londres e Filadélfia, na segunda metade do século XIX, estendendo-se e intensificando no Art Nouveau. As abordagens nipônicas do design de interiores, da decoração e das artes aplicadas moldaram as atitudes dos artistas artesãos europeus em seus trabalhos. Gustav Klimt Pintores europeus e designers gráficos foram similarmente influenciados por estampas japonesas, adotando a luminosidade de suas cores vivas que pulsavam o ritmo das suas linhas e pontos, o aumento da expressividade de seu traço simplificado e as suas áreas decorativas de justaposição de imagens sobre o plano. A temática da vida cortesã, imbuída de sensualidade, expressividade e erotismo, também é um elemento inspirado na produção artística japonesa. A produção de Gustav Klimt também revela vários traços nipônicos, como por exemplo o uso de padrões “têxteis”, o contraste das figuras com o espaço vazio, em geral em tons claros, a expressividade, a sensualidade, a retratação de figuras femininas, a fluidez, a simplificação bidimensional, as deformações, a delicadeza e o uso de cores sóbrias e lisas e também de curvas sinuosas. Gustav Klimt Como o Art Nouveau influenciou o Neo Tradicional 1. Forte presença da figura feminina. A imagem da mulher foi muito recorrente na produção artística do movimento e é amplamente utilizado na tattoo. Alfons Mucha www.instagram.com/lord_lips 2. Presença marcante de elementos orgânicos, como flores, plantas e folhagens. Muito úteis para criar composições com movimento e levesa. Alfons Mucha www.instagram.com/tishtattoo As flores mais comuns de encontrar nas artes são rosas, lírios, peônias e crisântemos. www.instagram.com/danielsbauti www.instagram.com/tishtattoo 3. Variedade espessura das linhas de contorno. Destacam a silhueta, mas garantem delicadeza nos detalhes. Geram hierarquia visual, contraste e elegância às obras. Alfons Mucha www.instagram.com/marialavia.tattoo 4. Utilização de arabescos. Grafismos abstratos com formas orgânicas que ornamentam ou emolduram composição. Georges Guyon www.instagram.com/charlytattoo/ Sendo um estilo predominantemente ornamental, todos os objetos e mobiliários adquiriam essa característica, que acompanham e ornam a figura. www.instagram.com/danielsbauti/ As formas mais frequentes de hastes rementem à flores, bulbos, videiras, asas de insetos, e outras formas naturais, como algas e folhagens. Elisabeth Sonrel www.instagram.com/danielsbauti/ Essas formas abstratas são impregnadas com uma força rítmica, como o movimento de um chicote no ar, parecem se mover sozinhas. Guimard www.instagram.com/danielsbauti/ 5. Influência de técnicas usadas na arte japonesa. Exuberância de estamparia com florais, silhuetas dos corpos com pouca ou nenhuma sombra, cores e estéticas orientais. www.instagram.com/hannahflowers_tattoos Ukiyo-e de Utagawa Toyokuni Uma característica muito comum dessa influência oriental é o contraste do fundo preto com os motivos florais na estamparia, muito utilizado nos trajes japoneses. www.instagram.com/hannahflowers_tattoos 6. Influência das características do Barroco e do Gótico. É bem comum artistas de Neo Trad apesar de terem à sua disposição toda a gama de cores e efeitos que a técnica do New School trouxe, optarem por uma abordagem mais sóbrea, abusando muitas vezes do preto com uma paleta de cores reduzida. Alfons Mucha www.instagram.com/danielsbauti 6. Influência das características do Rococó nos ornamentos. É muito comum encontrarmos outros tipos de ornamentos no Neo Trad que remontam às referências do próprio Art Nouveau no estilo Rococó. 7. Referência à natureza com formas arredondadas. O entrelaçado das formas organicas e sugere o mover da natureza: árvores, vento, nuvens, água corrente etc. Imprimem movimento e fluidez. www.instagram.com/charlytattoo/ 8. O sentido ascendente (verticalizado) das artes e objetos. Essa é menos óbvia para aqueles que não estão atentos. Mas os artistas Art Nouveau trabalhavam muito com painéis ascendentes, uma vez que esse estilo foi amplamente usado na decoração e na publucidade, através da criação de grandes painéis. Alfons Mucha Ja na tattoo, há uma necessidade constante de criar composições verticalizadas para encaixar de forma harmônica no formato da anatomia do corpo, que também seque esse sentido (braços, perna ou mesmo costas). www.instagram.com/hannahflowers_tattoos 9. O fato de serem artes mais populares e decorativas. Outra aspecto relacionado com essa questão, é a própria característica de ser uma forma de arte mais "comercial" e "acessível" e "decorativa" que o Art Nouveau trouxe e que também pode ser observada na relação da tatuagem com seu público hoje em dia. www.instagram.com/hannahflowers_tattoos www.instagram.com/tishtattoo Para concluir O Neo Tradicional é um estilo muito poderoso de tattoo, embuido em uma mística que flerta com a natureza e o oculto constantemente. Quando paramos para ler as entrelinhas dos trabalhos dos grandes artistas de sua geração, passamos a perceber a intensão por trás de cada camada decisão tomada nas obras que garantiam esse equilíbrio entre leveza e exuberância. www.instagram.com/lord_lips Essa percepção trará mais domínio e maturidade para nossa própria criação também eqnuanto artistas contemporâneos que somos. Com isso, espero ter contribuido para expandir sua percepção de todas as nuances e cadeias de influências que relacionam esse estilo. EXTRAS Alguns artistas que se destacaram no período foram: Antoni Gaudí (1852-1926) Gustav Klimt (1862-1918) Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) Pierre Bonnard (1867- 1947) Alfons Maria Mucha (1860-1939) Emile Gallé (1846-1904) Jan Toorop (1858-1928) Emilie Flöge (1874-1952) Joseph Olbrich (1867-1908) Ferdinand Hodler (1853-1918) Victor Horta (1861-1947) August Endell (1871-1925) Hector Guimard (1867-1942) Henry van de Velde (1863-1957) Dependendo do local, o termo " Art Nouveau " recebeu outros nomes: " Jugendstil " (estilo da juventude) na Alemanha; " Stile Liberty " ou " Arte Nuova " na Itália; " Secessão " na Áustria e na Hungria; Style Glasgow " no Reino Unido; " Style Tiffany " nos Estados Unidos, " Le Style Moderne " na França; " Modernista " na Espanha. FONTES https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/art-noveau https://www.todamateria.com.br/art-nouveau COMO O ART NOUVEAU INFLUENCIOU O NEO TRADICIONAL https://youtu.be/nDSLMWjPA4A Esse post foi útil? 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- Vídeos - Raom Tattoo
Já são mais de 1000 vídeos de conteúdo para tatuadores publicados no meu canal do YouTube. Também possuo um perfil no Instagram exclusivamente pra passar dicas de tatuagem rápidas e objetivas, recheado de informações para auxiliar aprendizes a passarem pelo processo de aprendizado e aperfeiçoarem suas técnicas. YOUTUBE VÍDEOS Canal no Youtube Já são mais de 1000 vídeos de conteúdo para tatuadores publicados no meu canal do YouTube. Comecei a registrar minha jornada enquanto ainda era aprendiz e, aos poucos, fui compartilhando minha experiências à medida que enfrentava cada desafio nessa trajetória, sempre acreditando no benefício que o amadurecimento do mercado traz para todos. Hoje o canal está recheado de informações para auxiliar tatuadores a passarem pelo processo de aprendizado e aperfeiçoarem suas técnicas. Acessar o canal YOUTUBE Abaixo, uma seleção com algumas dicas muito úteis para o tatuador aprendiz. Acesse o canal para assistir os mais de 1000 vídeos. Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo AGULHAS DE TATUAGEM: GUIA DEFINITIVO Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo GUIA DE TREINAMENTO PARA TATUADORES INICIANTES Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo MONTE SEU KIT DE TATUADOR INICIANTE Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo 5 DICAS para um TRAÇO MAIS FIRME Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo 7 DICAS PARA UM DECALQUE MELHOR (Stencil e Transfer) Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo BOLD COM BUCHA OU LINER? Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo A MELHOR AGULHA PARA SOMBRAS SUAVES NA TATTOO Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo CUIDADOS COM BIOSSEGURANÇA E ASSEPSIA Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo ALERTA: 5 VACILOS DE BIOSSEGURANÇA BEM COMUNS Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo TERMO DE RESPONSABILIDADE E FOLHA DE CUIDADOS Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo SUPER DICA PARA TRANSIÇÃO DE CORES NA TATTOO Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo COMO CRIAR A ILUSÃO DO BRANCO? Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo ROTINA DE ATENDIMENTO, RESERVA DE HORÁRIO E SINAL Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo TÉCNICA DE ATENDIMENTO EFICAZ Reproduzir vídeo Reproduzir vídeo COMO CHAMAR A ATENÇÃO DOS ESTÚDIOS Mais vídeos VÍDEOS
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Iniciantes e Aprendizes que entendem que desenhar bem e criar suas próprias artes é tão ou mais importante do que dominar a máquina. Tatuadores experientes que já trabalham na área, mas atuam no mercado comercial e buscam desenvolver um diferencial para se estabelecer como referência. A Academia é um curso de desenho ou de tatuagem? A Academia é um curso de desenho para tatuadores, com um conteúdo voltado para o desenvolvimento da capacidade de criação autoral e para o auxílio na busca pelo estilo próprio. Esse não é um curso de tatuagem. Nele eu não vou te ensinar a tatuar. A tirar decalque, regular a máquina, pigmentar etc. Já existem muitos outros cursos pra te ensinar isso. Uns melhores, outros piores. Muito material está disponível gratuitamente sobre isso. No meu canal do YouTube, inclusive. Mas não se preocupa, que pra te ajudar com essa parte, eu preparei uma série de materiais extras. Como funciona a Academia de Tatuagem Autoral? O curso é dividido em 7 módulos. Cada módulo foi projetado para abordar uma etapa na transformação do artista que busca o autoral. Alguns módulos são mais teóricos, onde apresento conceitos e conhecimentos que considero fundamentais para essa o desenvolvimento artístico. Outros módulos tem mais exercícios, com o objetivo de desenvolver habilidades específicas e fixar os conceitos teóricos. Quais os materiais de desenho recomendados? Diversos! Para tirar o máximo proveito do curso, cada exercício tem uma lista de materiais propostos. A escolha dos materiais de desenho recomendados nos exercícios foi pensada para trabalhar aspectos específicos dos elementos que compõem a imagem. Todos os materiais recomendados não são caros e são de fácil acesso, podendo ser encontrado na maioria das papelarias especializadas. Você terá liberdade de escolher os que couberem melhor no seu bolso. Vou poder fazer os exercícios no tablet? Tablets e programas de desenho e pintura digitais procuram emular o comportamento dos materiais analógicos na tela, como lápis, aquarela, carvão, etc. Mas para usar bem a ferramenta digital você precisa entender como esses materiais se comportam de verdade. Passada essa parte experimental, o foco será na concepção de projetos focados em tatuagem. Nesse momento, você poderá escolher entre continuar no analógico utilizando os materiais recomendados para arte-finalização e acabamento ou utilizar o tablet, se assim preferir. Para que servem os materiais extras disponíveis? Entendendo que grande parte dos alunos são tatuadores ou aprendizes, preparei uma série de materiais de apoio. São conteúdos extras, bônus para ajudar a nivelar todos com o mínimo de conhecimento base, para que possam treinar suas tatuagens de forma assertiva. Esses conteúdos foram especialmente selecionados entre os meus quase 900 vídeos postados no canal ao longo de 4 anos. Os vídeos foram agrupados por assunto, numa ordem lógica para facilitar o seu estudo. Com quais estilos eu vou trabalhar no curso? Diversos! O curso não se propõe a ensinar um estilo em particular e sim em desenvolver a capacidade de criar artes Originais e autorais sejam quais forem suas Influências estéticas. Por quanto tempo terei acesso aos conteúdos? O acesso é vitalício, não expira! Você poderá acessar a plataforma quantas vezes precisar, sem pressa para concluir e poderá voltar sempre para estudar algum assunto que sentir necessidade! Vou ter algum tipo de acompanhamento? Após concluir o curso, você poderá me enviar todos os 20 exercícios por e-mail para uma mentoria individual dos resultados, apontando os acertos e fazendo as críticas e sugestões necessárias para sua reflexão e aperfeiçoamento. O curso oferece certificado de conclusão? Sim! Eu sei que essa é uma preocupação bastante recorrente entre os aprendizes que buscam se especializar e adquirir experiências com as facilidades que cursos e workshops online oferecem. Após completar todos os módulos, a plataforma vai liberar automaticamente a opção de emitir o certificado de conclusão. Através dele você poderá comprovar que fez todo o currículo proposto. E se eu não gostar da qualidade dos conteúdos? Eu tenho muita confiança na qualidade do conteúdo! Por isso você terá uma garantia de 7 dias para pedir reembolso em caso de insatisfação. O risco é todo meu. Você pode cancelar por qualquer motivo e todo o valor pago será devolvido. Assim você vai poder conferir com calma todo o conteúdo e se não achar bom, pode desistir sem prejuízo.
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Ao mesmo tempo, há uma constante renovação dos profissionais, com alguns se aposentando e cada vez mais gente entrando. Essa facilidade de divulgação junto com a explosão de possibilidades estéticas chamam cada vez mais a atenção de um público muito mais qualificado, que se relaciona com a tatuagem como obra de arte. Módulo 1 MUDANÇA DE PARADIGMA Nesse módulo e nos seguintes, vamos abordar uma carga teórica voltada para estudo de desenho e análise da imagem. Aos poucos, vou te apresentar conceitos que talvez você não conheça, mas que são importantes na vida de qualquer artista. Esses apontamentos nos ajudam a mapear suspeitas, instintos e sensações que surgem quando nos vemos diante de uma imagem. Módulo 3 FUNDAMENTOS DO DESENHO Aqui já teremos uma bagagem teórica suficientes para criar com boa liberdade. Mesmo nos flashes mais simples você terá oportunidade de aplicar todos os conhecimentos adquiridos até aqui. Chegou a hora de pegar tudo isso e fazer funcionar junto, como parte de um processo que você deverá adotar a partir de agora, tendo assim um controle muito maior sobre as sensações que deseja passar através de cada arte. Módulo 5 DESENHO PARA TATUAGEM Nos módulos anteriores fomos adquirindo uma série de conhecimentos e ferramentas de análise que vão te possibilitar fazer escolhas cada vez mais intencionais na hora de criar imagens. Para concluir, vamos estudar algumas maneiras de usar essas habilidades de forma um pouco mais rebuscada, juntando todos os conhecimentos e habilidades adquiridos até agora numa última criação. Encare os próximos exercícios como o seu "projeto de conclusão". Módulo 7 ILUMINAÇÃO INTENCIONAL A preocupação em desenvolver um conjunto de características que representam a identidade do seu trabalho é muito comum entre os artistas iniciantes. Mas o estilo autoral quando olhamos de uma forma mais madura, vai pra muito além do traço: é o conjunto de soluções estéticas e temáticas aplicados pelo artista nas suas obras. É consequência do acúmulo de bagagem e da experimentação contínua Módulo 2 PROCESSO CRIATIVO As cores estão intimamente ligadas com a nossa percepção da luz. Logo, perceber de forma correta as cores é fundamental para fazer essa adaptação da realidade de forma intencional. Diferentes materiais vão ter diferentes comportamentos. Variações de temperatura, intensidade e contrastes entre certos tons vão gerar resultados diferentes na luz do projeto. A percepção afiada para esses comportamentos é uma ferramenta poderosa para o artista. Módulo 4 TEORIA BÁSICA DAS CORES Quando falamos de Paletas Reduzidas, estamos falando na seleção de um conjunto reduzido de cores que ao serem colocadas juntas, geram algum tipo de Harmonia intencional na obra. Para obter um visual agradável, efetivo, precisa-se combinar as cores de uma forma harmoniosa. Existem combinações eficientes que podem te ajudar na escolha certa. Aqui usaremos o círculo cromático para visualizarmos os principais esquemas harmônicos. Módulo 6 PALETAS REDUZIDAS CERTIFICADO DE CONCLUSÃO MÓDULOS Grupo no Telegram Tenha ainda acesso ao grupo secreto e exclusivo de alunos no Telegram. Quero me inscrever Acesso vitalício CONTEÚDO 100% ONLINE Voc ê poderá acessar a plataforma quantas vezes precisar, sem pressa para concluir e poderá voltar sempre para estudar algum assunto que sentir necessidade! Assista o conteúdo quantas vezes quiser, direto do seu computador ou do celular Android ou iOS via aplicativo. Não tenha preocupações caso precise relembrar algum conceito ou refazer um exercício. Bônus 1 + 20 horas de Dicas Selecionadas Tenha acesso a uma super seleção de mais de 20 horas com os vídeos mais importantes dentre os mais de 1000 vídeos postados no meu canal do Youtube, divididos em 6 temas muito relevantes para o estudo do tatuador. EXTRAS Bônus 2 + Aulão da Minha Trajetória Completa Se inscrevendo agora no curso você ganha acesso à gravação desse aulão com quase 4 horas de duração onde eu conto em detalhes minha trajetória completa.Você vai ter a oportunidade de conhecer todos os passos que eu percorri para chegar até onde cheguei na minha carreira. BÔNUS Garantia de 7 dias Você pode cancelar por qualquer motivo e todo o valor pago será devolvido. Eu tenho muita confiança na qualidade do conteúdo! Por isso você terá uma garantia de reembolso em caso de insatisfação. O risco é todo meu. Assim você vai poder conferir com calma todo o conteúdo e se não achar bom, pode desistir sem prejuízo. GARANTIA Para quem é indicado o curso da Academia? A Academia é indicada para todos que desejam estudar e treinar Desenho voltado para Tatuagem: Aspirantes que já desenham por hobby e estejam pensando em começar a tatuar. Iniciantes e Aprendizes que entendem que desenhar bem e criar suas próprias artes é tão ou mais importante do que dominar a máquina. Tatuadores experientes que já trabalham na área, mas atuam no mercado comercial e buscam desenvolver um diferencial para se estabelecer como referência. A Academia é um curso de desenho ou de tatuagem? A Academia é um curso de desenho para tatuadores, com um conteúdo voltado para o desenvolvimento da capacidade de criação autoral e para o auxílio na busca pelo estilo próprio. Esse não é um curso de tatuagem. Nele eu não vou te ensinar a tatuar. A tirar decalque, regular a máquina, pigmentar etc. Já existem muitos outros cursos pra te ensinar isso. Uns melhores, outros piores. Muito material está disponível gratuitamente sobre isso. No meu canal do YouTube, inclusive. Mas não se preocupa, que pra te ajudar com essa parte, eu preparei uma série de materiais extras. Como funciona a Academia de Tatuagem Autoral? O curso é dividido em 7 módulos. Cada módulo foi projetado para abordar uma etapa na transformação do artista que busca o autoral. Alguns módulos são mais teóricos, onde apresento conceitos e conhecimentos que considero fundamentais para essa o desenvolvimento artístico. Outros módulos tem mais exercícios, com o objetivo de desenvolver habilidades específicas e fixar os conceitos teóricos. Quais os materiais de desenho recomendados? Diversos! Para tirar o máximo proveito do curso, cada exercício tem uma lista de materiais propostos. A escolha dos materiais de desenho recomendados nos exercícios foi pensada para trabalhar aspectos específicos dos elementos que compõem a imagem. Todos os materiais recomendados não são caros e são de fácil acesso, podendo ser encontrado na maioria das papelarias especializadas. Você terá liberdade de escolher os que couberem melhor no seu bolso. Vou poder fazer os exercícios no tablet? Tablets e programas de desenho e pintura digitais procuram emular o comportamento dos materiais analógicos na tela, como lápis, aquarela, carvão, etc. Mas para usar bem a ferramenta digital você precisa entender como esses materiais se comportam de verdade. Passada essa parte experimental, o foco será na concepção de projetos focados em tatuagem. Nesse momento, você poderá escolher entre continuar no analógico utilizando os materiais recomendados para arte-finalização e acabamento ou utilizar o tablet, se assim preferir. Para que servem os materiais extras disponíveis? Entendendo que grande parte dos alunos são tatuadores ou aprendizes, preparei uma série de materiais de apoio. São conteúdos extras, bônus para ajudar a nivelar todos com o mínimo de conhecimento base, para que possam treinar suas tatuagens de forma assertiva. Esses conteúdos foram especialmente selecionados entre os meus quase 900 vídeos postados no canal ao longo de 4 anos. Os vídeos foram agrupados por assunto, numa ordem lógica para facilitar o seu estudo. Com quais estilos eu vou trabalhar no curso? Diversos! O curso não se propõe a ensinar um estilo em particular e sim em desenvolver a capacidade de criar artes Originais e autorais sejam quais forem suas Influências estéticas. Por quanto tempo terei acesso aos conteúdos? O acesso é vitalício, não expira! Você poderá acessar a plataforma quantas vezes precisar, sem pressa para concluir e poderá voltar sempre para estudar algum assunto que sentir necessidade! Vou ter algum tipo de acompanhamento? Após concluir o curso, você poderá me enviar todos os 20 exercícios por e-mail para uma mentoria individual dos resultados, apontando os acertos e fazendo as críticas e sugestões necessárias para sua reflexão e aperfeiçoamento. O curso oferece certificado de conclusão? Sim! Eu sei que essa é uma preocupação bastante recorrente entre os aprendizes que buscam se especializar e adquirir experiências com as facilidades que cursos e workshops online oferecem. Após completar todos os módulos, a plataforma vai liberar automaticamente a opção de emitir o certificado de conclusão. Através dele você poderá comprovar que fez todo o currículo proposto. E se eu não gostar da qualidade dos conteúdos? Eu tenho muita confiança na qualidade do conteúdo! Por isso você terá uma garantia de 7 dias para pedir reembolso em caso de insatisfação. O risco é todo meu. Você pode cancelar por qualquer motivo e todo o valor pago será devolvido. Assim você vai poder conferir com calma todo o conteúdo e se não achar bom, pode desistir sem prejuízo. F.A.Q. Inscreva-se no curso agora! Clique no botão abaixo e garanta a sua vaga. Quero me inscrever