top of page

Agulhas de Tatuagem: O Guia Definitivo

Atualizado: 9 de set. de 2022

Se você ainda tem alguma dúvida sobre quais são todos os tipos e variações das agulhas (ou cartuchos) de tatuagem, esse texto é pra você.

Eu vou explicar em detalhes as características básicas: espessuras, tipo de ponta, textura, quantidade e configuração e ainda falar das diferenças entre o mercado nacional e internacional.

E olha que tem muita variedade:


Quer entender tudo isso?

Então leia até o final que está recheado de conteúdo.

O meu objetivo aqui não é definir a função exata de cada agulha, e sim fazer o tatuador compreender o funcionamento de cada material, para deste modo, poder aplicar da melhor maneira em seu trabalho, conseguindo texturas e acabamentos diferentes de acordo com o seu estilo.

Assim como na arte existem diversos tipos de pincéis, na tatuagem existem diversas configurações de agulhas.

É importante lembrar de que não existe "certo ou errado" na arte, cada artista se expressa de uma maneira, utilizando técnicas e materiais diferentes. Busque aprender e conhecer o maior número de técnicas e materiais possíveis para ter condições de criar seu próprio estilo de tatuagem.

Entenda a função básica de cada característica das agulhas e aplique isso a seu favor.


1. Configuração

FORMA E FUNÇÃO DA FERRAMENTA


A configuração indica como as agulhas são agrupadas em conjunto na haste. Essa configuração determina a função básica da agulha.


Quando popularmente falamos em "tipo da agulha" ou "modelo da agulha", é à sua configuração que nos referimos.


As configurações mais comuns das agulhas são:


RL = Round Liner - Formação circular onde as pontas das agulhas são apertadas para terminarem em um único ponto. Usadas para traço.


RS = Round Shader - Formação circular onde as pontas das agulhas ficam afastadas umas das outras. Usadas para Bold lines ou preenchimento de pequenas áreas.


MG = Magnun - Também conhecida como M1. Formação com duas fileiras de agulhas soldadas em uma única haste de forma intercalada. Usada para um preenchimentos e sombras de modo geral.


Mas vocês sabiam que existem outros tipos de Liner e de Magnum?

Pois é justamente nessa hora que começa a complicar e muita gente se confunde.


RLT= Round Liner Tigh - Formação circular onde as pontas das agulhas são mais apertadas do que as RL, quase eliminando o espaço livre entre as pontas. Usada para traços extremamente finos e pontilhismo.

HRL = Hollow Round Liner - Formação circular onde as pontas das agulhas são mais afastadas do que as RL, formando um “círculo”, permitindo um melhor fluxo de tinta, garantindo traços mais definidos danificando a pele.


Veja o comparativo da distribuição das agulhas na ponta:


Agora vamos às variações de Magnum:


M2 = Magnum Empilhada - Formação de agulhas onde duas fileiras são sobrepostas uma a outra de maneira mais concentrada que a M1. Usada para um preenchimento mais sólido, é uma agulha que necessita de uma potência maior da máquina para conseguir uma boa aplicação.

RM = Round Magnum ou (MC) Curved Magnum ou (SE) Soft Edge - Formação de agulhas igual a M1, porém, as pontas das agulhas são dispostas em formato de semicírculo para se adequar melhor a pele no momento do contato.

Utilizadas para transiçãode de cores e sombreados suaves, onde é necessário que o resultado fique homogêneo, pois as agulhas se adaptam ao contorno da pele quando pressionadas no momento da aplicação, evitando que as agulhas laterais tenham um contato maior, deixando a pintura marcada.


F = Flat - Formação de agulhas em uma única linha, onde todas as agulhas ficam paralelas entre si. Usadas para sombreamentos bastante suaves ou criação de texturas de pelos e os quando usada lateralmente.


2. Quantidade de Agulhas

ÁREA DA PIGMENTAÇÃO


A contagem indica o número de agulhas agrupadas na haste ou cartucho.

A quantidade de agulhas determina a área e a velocidade do preenchimento, além da intensidade da aplicação de tinta.


Uma haste com uma quantidade maior de agulhas permite fazer um preenchimento mais rápido de uma área maior.

Estas hastes são muito usadas em sombreamentos de fundos de tatuagens grandes como fechamento de costas.

Por terem uma grande quantidade de agulhas aplicando tinta na pele ao mesmo tempo, a pressão que a máquina aplica é distribuída entre todas as pontas das agulhas, resultando numa aplicação um pouco mais fraca e suave.


Seu uso também é interessante para quem trabalha com tattoos preto e cinza, já que permitem fazer um controle mais preciso das nuances da sombra aplicada.

Por outro lado, uma haste com poucas agulhas tem a força da máquina concentrada sobre uma área menor da pele, isso faz com que elas consigam penetrar com maior facilidade, pigmentando com mais intensidade.

Assim, as vezes uma quantidade menor de agulhas aplica a tinta de forma mais concentrada, ao mesmo tempo queu ma haste com uma quantidade maior de agulhas pode produzir um efeito mais suave na pele.


É importante lembrar que estamos falando de tamanhos diferentes de agulhas usando a mesma regulagem de máquina para estabelecer um comparativo teórico.


Claro que somado à tudo isso, os resultados vão variar de acordo com as particularidades da máquina utilizada: potência do motor, distância do curso, presença de molas para amortecimentos, etc.


Na tatuagem existem diversas formas de se chegar ao mesmo resultado, cada artista acostuma-se a regular seu equipamento de uma forma muito pessoal, assim, não podemos dizer que há uma forma certa ou errada de usar cada equipamento.

3. Espessura

QUANTIDADE DE DE TINTA "INJETADA"


Não confundir com a quantidade de agulhas soldadas na haste.


Aqui nós estamos falando da espessura individual de cada uma das pontinhas que vai ser soltada para fazer qualquer que seja o tipo de configuração (RL, MG, RS etc).

Hoje no mercado existem cinco espessuras básicas disponíveis, de 0.20mm até 0.40mm, essa descrição vem representada por cinco números, que são respectivamente 6, 8, 10, 12 e 13.


Ao olhar para a embalagem da agulha você irá encontrar um código parecido com este 12-05RL, o número 12 no início do código mostra a espessura da agulha, sendo que o mais comum são os tamanhos 10=0.30mm ou 12=0.35mm.

É muito importante para um bom tatuador entender o melhor uso para cada uma, desta forma poderá conseguir um melhor resultado em cada trabalho específico, conhecendo as diferentes técnicas de aplicação.


Para trabalhos mais delicados por exemplo, agulhas RL com espessura mais finas são ideais, garantindo para traços delicados e rastelados suaves (meno "sharp"). Também lesionam menos a pele do cliente durante a pigmentação.


Veja abaixo a diferença de um rastelado (dotspeed) com diferentes espessuras.

Nas MG a espessura também influencia. Magnuns com espessura mais fina carregam menos tinta e por isso são melhores para sombrear, garantindo um "esfumaçado" mais homogêneo. Já as Magnums com espessura mais grossa pigmentam mais fácil, sendo úteis para preenchimentos sólidos e sem falhas.


Extensão da ponta

TAPER


A extensão do afunilamento da ponta da agulha (taper) determina a forma que a agulha irá penetrar na pele, com maior ou menor agressividade e, consequentemente, isso resultará em um acabamento diferente na tatuagem após cicatrizada.


As nomenclaturas para definir as pontas são variadas, a forma mais usada é S=Standard, LT=Long Taper e XL=Extra Long Taper.

Agulhas com pontas curtas abrem um orifício maior, injetando mais tinta. São um pouco mais agressivas, mas tem uma aplicação mais rápida, excelentes para fazer bold lines fortes e contínuos, sem precisar repetir o traço.

Agulhas com pontas longas abrem orifícios menores. Como seu contato com a pele é feito de forma mais suave, causam uma lesão menor. São muito utilizadas por artistas de realismo que precisam passar várias camadas de tinta sobre a mesma região.


Cada fabricante tem sua própria especificação, mas em geral, uma agulha de ponta curta tem um afunilamento de 1,5mm de comprimento, agulhas de ponta longa tem um afunilamento de 2,0mm de comprimento e agulhas de ponta extremamente longas chegam até 7,0mm de comprimento de afunilamento.

Existem também pontas texturizadas, que são pouco utilizadas pois causam uma lesão maior durante o movimento de penetração. Tem como principal característica a capacidade de aumentar a aplicação de tinta, uma vez que agarram mais tinta na biqueira e empurram para dentro da pele.


No Brasil

NOMECLATURA


Magnum (M1) = M ou MG Round Magnum (RM) ou Soft Edge (SE) = MG-R ou MR

A marca Electric Ink opta por não utilizar todas as nomeclaturas do padrão internacional. Em vez disso, deram "apelidos" diferentes para cada tipo:


BLACKCAT

Com a ponta Extra Long Taper, essa agulha é indicada para trabalhos pequenos e detalhados como: Fineline, Preto e Cinza/Branco, Realismo Colorido e Neo Tradicional.

PERFECT

Agulha de ponta Standard Taper para trabalhos Old School, Oriental, Tribal e Pintura Sólidas

PRO NEEDLES

Agulha com ponta Long Taper indicada para traços Neo Tradicional, Colorido, Tribal, Oriental e Black Work.

 

AGULHAS DE TATUAGEM: GUIA DEFINITIVO https://youtu.be/Col8YDxAOsQ

 

Esse post foi útil?

Deixe um comentário e compartilhe nas suas redes!

2 Comments


Renato Franklin
Oct 11, 2022

Conteúdo espetacular..! Muito completo, uma aula... Parabéns!

Like
Raom Tattoo
Raom Tattoo
Oct 12, 2022
Replying to

Obrigado Renato!

Like
bottom of page