Como atrair clientes interessados no seu estilo de tatuagem autoral?
- Raom Tattoo
- 24 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2022
Muitos aprendizes ou mesmo profissionais que trabalham com tatuagem comercial me procuram com a mesma dificuldade: querem atuar com maior foco nas suas criações autorais, mas sentem que há pouca procura.
Para aqueles que já atuam na área, existe uma frustração extra na constatação de que seus clientes comerciais não se interessam quando postam artes autorais ou propõem uma abordagem mais artística em vez de só “reproduzir a referência”.
Para os que estão começando agora, a dificuldade está em conseguir clientes que confiem na sua capacidade artística.
Mas uma coisa é comum a todos: a necessidade de pagar as contas no fim do mês. E por esse motivo, a maioria acaba presa nesse ciclo vicioso de fazer tudo que o cliente pede, sem conseguir emplacar tantas artes originais.
Se você também se encontra nessa situação, me permita fazer a mesma provocação que costumo fazer sempre que trazem essa questão:
Quantas tatuagens autorais você precisa no seu portfólio para renovar totalmente sua apresentação perante seu público?
Considerando o feed do Instagram como veículo mais comum para portfólio hoje em dia… Cada linha do feed tem 3 colunas, certo? Ora, então com 3 ou 4 linhas de feed (9 ou 12 fotos) você já mudou totalmente a “primeira página” do seu portfólio:

Parece muito?
Bom, se você ficar sentado esperando que surjam clientes magicamente te pedindo várias artes autorais, vai ser mesmo complicado.
Afinal ou você já tem um público muito comercial, que não é o mesmo perfil que vai se interessar por um trabalho com mais valor artístico, ou você está começando agora e simplesmente não tem muito público.
Seja como for, você vai precisar atrair esse perfil específico de público e para isso, precisa mostrar do que é capaz.
Parece um paradoxo, né?
Mas me responda: você tem tempo na sua semana para criar uma (pelo menos umazinha) arte autoral que reflita seu potencial artístico e técnico e mandar pra pele?
Bom, se sua agenda não está lotada, há de se supor que terá tempo para pelo menos uma dessa.
“Ah, mas ninguém me procurou essa semana para fazer um trabalho legal” “Postei uma arte autoral, mas não saiu”
Eis o equívoco, Padawan.
Nessa etapa inicial da trajetória, você não pode se dar ao luxo de esperar. Você precisa botar sua arte na rua.
Se ninguém te procurou para fazer uma arte autoral em troca de dinheiro, faça por você.
Faça porque você quer treinar, porque quer fazer portfolio. Nem que você precise dar de presente uma tattoo autoral por semana (de graça mesmo, ou a preço de custo do material).
Calma, não estou dizendo para você postar publicamente que está tatuando de graça. Mas você certamente tem aqueles amigos mais próximos, parentes ou mesmo clientes que sempre te dão moral e vão ficar felizes em ganhar um presente desses.
Vai por mim: falou em tatuagem de graça (ou a preço de custo), a galera quer. Chama no canto, apresenta sua ideia ou a arte pronta, diz que quer muito mandar pra pele pra colocar no portfólio e TATUA.
Se você fizer UMA tatuagem autoral por semana que reflita o máximo do seu potencial técnico e artístico no presente momento, em 12 semanas (3 meses) você terá um feed inteiramente renovado.
Em 6 meses, além de uma puta experiência, já serão 24 artes autorais no seu portfólio.
Pensa nisso: com alguma disciplina, em meio ano você já consegue arquivar todos aqueles trabalhos comerciais que não dão muito orgulho e renovar totalmente sua apresentação, apontando na direção do público que você quer realmente atingir.
E esse público, quando ocasionalmente tropeçar no seu perfil, vai se interessar e ficar, porque verá trabalhos interessantes e não um monte de “infinito” e “nomezinho”.
A DICA DE OURO PARA EMPLACAR AUTORAIS https://youtu.be/V2Go1avrPMc
Esse post foi útil? Deixe um comentário e compartilhe nas suas redes!
Raom, ja tenho um número considerável de artes autorais no meu portfólio, porémsinto q a cidade onde tatuo não vai me dar mto mais do q ja tenho. Quero mto fazer guests em estúdios pelo Brasil e até fora. O q vc me aconselharia p dar o primeiro passo? Como chego c a cara, a coragem e meu portfólio debaixo do braço num estúdioem São Paulo querendo ser guest!???
Raom se sou novo aqui , essa ideia de renovar o portifólio para ter só trabalhos autorais meus e arquiva os comerciais eu fiz . Dei muito trabalho cobrando material ou de graça mesmo. Mas a coisa não anda não consigo novos clientes
Muito boa as dicas! Já vou botar me prática e renovar meu portfólio. 👊🏼