Como o Art Nouveau influenciou o estilo Neo Tradicional de Tattoo
- Raom Tattoo
- 29 de ago. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.
Em meados de 2008 nasce na Europa o Neo Traditional. Estilo que mistura temas da tatuagem tradicional ocidental (Old School) com técnicas de pintura New School.

Esta vertente trabalha com temas típicos do Old, especialmente focando em figura humana, animais e plantas.
Porém, conta com as técnicas de pintura New, que incluem cores ilimitadas, sombreados leves, traços coloridos, volume, profundidade – o que garante um acabamento mais rebuscado que o estilo Old School.
Mas eu vejo muito sendo dito sobre essas características técnicas do Neo Trad e pouco sobre como esses artistas que começaram o movimento lá em 2008 se inspiraram na estética do Art Nouveau para criar suas obras.
A seguir vou apresentar o básico do Art Nouveau, mas o meu verdadeiro objetivo com isso é fazer uma análise mais detalhada sobre as similaridades temáticas e estéticas entre os dois estilos no final do texto.
O movimento Art Nouveau
Combinando influências que derivam da Arte Japonesa, do Barroco, do Rococó e até mesmo do Gótico, o estilo Art Nouveau abrangeu uma ampla gama de artes para se expressar, da criação de objetos decorativos e de móveis, anúncios, tecidos, joias, à literatura, design e arquitetura.

Art Nouveau é o nome de um movimento artístico iniciado na Europa durante o século XIX. Seu ápice durou até meados da década de 20.
O Art Nouveau ou Arte Nova foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX na Bélgica, fora do contexto em que normalmente surgem as vanguardas artísticas.
Vigorou entre 1880 e 1920, aproximadamente. Existia na sociedade em geral o desejo de buscar um estilo que refletisse e acompanhasse as inovações da sociedade industrial.
A segunda metade do século XIX marcou uma mudança estética nas artes, a inspiração na antiguidade vigorava desde o século XV, e as fórmulas baseadas no Renascimento começam a dissipar-se dando lugar a Arte Nova.
Alfons Mucha, foi símbolo da Art Noveau em Praga, Republica Checa. O pintor Gustav Klimt interpretou de maneira própria a Art Nouveau em seus quadros.
O Art Nouveau foi inspirado principalmente por formas e estruturas naturais e era facilmente reconhecível pelas linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”.
O movimento, chamado em português de Arte Nova, diversificou-se muito e abrangeu diferentes áreas de expressão artística, tais como: artes plásticas, arquitetura e design.


A sociedade aceitou novos objetos, móveis, anúncios, tecidos, roupas, joias e acessórios criados a partir de outras fontes: curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, além dos motivos florais. Também teve bastante expressão nas artes decorativas, como no design de mobiliário e na produção de vitrais.


Influencia da arte japonesa
A influência da arte japonesa se deu primeiro no impressionismo como um reflexo do fim do isolamento cultural a partir da Revolução Meiji em 1854,
A frescura, vitalidade e qualidade abstratas das pinturas Ukiyo-e cativaram os impressionistas americanos aquando da exibição das pinturas japonesas em Paris, Londres e Filadélfia, na segunda metade do século XIX, estendendo-se e intensificando no Art Nouveau.
As abordagens nipônicas do design de interiores, da decoração e das artes aplicadas moldaram as atitudes dos artistas artesãos europeus em seus trabalhos.



Pintores europeus e designers gráficos foram similarmente influenciados por estampas japonesas, adotando a luminosidade de suas cores vivas que pulsavam o ritmo das suas linhas e pontos, o aumento da expressividade de seu traço simplificado e as suas áreas decorativas de justaposição de imagens sobre o plano.
A temática da vida cortesã, imbuída de sensualidade, expressividade e erotismo, também é um elemento inspirado na produção artística japonesa.
A produção de Gustav Klimt também revela vários traços nipônicos, como por exemplo o uso de padrões “têxteis”, o contraste das figuras com o espaço vazio, em geral em tons claros, a expressividade, a sensualidade, a retratação de figuras femininas, a fluidez, a simplificação bidimensional, as deformações, a delicadeza e o uso de cores sóbrias e lisas e também de curvas sinuosas.

Como o Art Nouveau influenciou o Neo Tradicional
1. Forte presença da figura feminina.
A imagem da mulher foi muito recorrente na produção artística do movimento e é amplamente utilizado na tattoo.


2. Presença marcante de elementos orgânicos, como flores, plantas e folhagens.
Muito úteis para criar composições com movimento e levesa.


As flores mais comuns de encontrar nas artes são rosas, lírios, peônias e crisântemos.


3. Variedade espessura das linhas de contorno.
Destacam a silhueta, mas garantem delicadeza nos detalhes. Geram hierarquia visual, contraste e elegância às obras.


4. Utilização de arabescos.
Grafismos abstratos com formas orgânicas que ornamentam ou emolduram composição.


Sendo um estilo predominantemente ornamental, todos os objetos e mobiliários adquiriam essa característica, que acompanham e ornam a figura.


As formas mais frequentes de hastes rementem à flores, bulbos, videiras, asas de insetos, e outras formas naturais, como algas e folhagens.


Essas formas abstratas são impregnadas com uma força rítmica, como o movimento de um chicote no ar, parecem se mover sozinhas.


5. Influência de técnicas usadas na arte japonesa.
Exuberância de estamparia com florais, silhuetas dos corpos com pouca ou nenhuma sombra, cores e estéticas orientais.


Uma característica muito comum dessa influência oriental é o contraste do fundo preto com os motivos florais na estamparia, muito utilizado nos trajes japoneses.

6. Influência das características do Barroco e do Gótico.
É bem comum artistas de Neo Trad apesar de terem à sua disposição toda a gama de cores e efeitos que a técnica do New School trouxe, optarem por uma abordagem mais sóbrea, abusando muitas vezes do preto com uma paleta de cores reduzida.


6. Influência das características do Rococó nos ornamentos.
É muito comum encontrarmos outros tipos de ornamentos no Neo Trad que remontam às referências do próprio Art Nouveau no estilo Rococó.


7. Referência à natureza com formas arredondadas.
O entrelaçado das formas organicas e sugere o mover da natureza: árvores, vento, nuvens, água corrente etc. Imprimem movimento e fluidez.


8. O sentido ascendente (verticalizado) das artes e objetos.
Essa é menos óbvia para aqueles que não estão atentos. Mas os artistas Art Nouveau trabalhavam muito com painéis ascendentes, uma vez que esse estilo foi amplamente usado na decoração e na publucidade, através da criação de grandes painéis.

Ja na tattoo, há uma necessidade constante de criar composições verticalizadas para encaixar de forma harmônica no formato da anatomia do corpo, que também seque esse sentido (braços, perna ou mesmo costas).

9. O fato de serem artes mais populares e decorativas.
Outra aspecto relacionado com essa questão, é a própria característica de ser uma forma de arte mais "comercial" e "acessível" e "decorativa" que o Art Nouveau trouxe e que também pode ser observada na relação da tatuagem com seu público hoje em dia.


Para concluir
O Neo Tradicional é um estilo muito poderoso de tattoo, embuido em uma mística que flerta com a natureza e o oculto constantemente.
Quando paramos para ler as entrelinhas dos trabalhos dos grandes artistas de sua geração, passamos a perceber a intensão por trás de cada camada decisão tomada nas obras que garantiam esse equilíbrio entre leveza e exuberância.

Essa percepção trará mais domínio e maturidade para nossa própria criação também eqnuanto artistas contemporâneos que somos.
Com isso, espero ter contribuido para expandir sua percepção de todas as nuances e cadeias de influências que relacionam esse estilo.
EXTRAS
Alguns artistas que se destacaram no período foram:
Antoni Gaudí (1852-1926)
Gustav Klimt (1862-1918)
Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901)
Pierre Bonnard (1867- 1947)
Alfons Maria Mucha (1860-1939)
Emile Gallé (1846-1904)
Jan Toorop (1858-1928)
Emilie Flöge (1874-1952)
Joseph Olbrich (1867-1908)
Ferdinand Hodler (1853-1918)
Victor Horta (1861-1947)
August Endell (1871-1925)
Hector Guimard (1867-1942)
Henry van de Velde (1863-1957)
Dependendo do local, o termo "Art Nouveau" recebeu outros nomes:
"Jugendstil" (estilo da juventude) na Alemanha;
"Stile Liberty" ou "Arte Nuova" na Itália;
"Secessão" na Áustria e na Hungria;
Style Glasgow" no Reino Unido;
"Style Tiffany" nos Estados Unidos,
"Le Style Moderne" na França;
"Modernista" na Espanha.
FONTES
COMO O ART NOUVEAU INFLUENCIOU O NEO TRADICIONAL https://youtu.be/nDSLMWjPA4A
Esse post foi útil?
Deixe um comentário e compartilhe nas suas redes!
Muito esclarecedor....
Nossa ontem mesmo estava procurando artes do Artista, Alphonse Mucha, e aí vc traz essa postagem maravilhosa sobre Art Nouveau, muito show queria mesmo algum conteúdo assim!